quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Protestos

Desde o começo desta semana há um grupo de pessoas protestando contra os planos de expansão de vários aeroportos no país, confirmado pelo governo no ano passado, e as suas consequências em relação ao aquecimento global. Esse grupo, que deve ser pra lá de mil pessoas, está literalmente acampado numa área verde não muito longe de onde eu moro. Pelo o que eu sei eles vão ficar por lá até o fim dessa semana, promovendo discussões e workshops a respeito do tema e saindo em passeatas pelas ruas ao redor de Heathrow. Pelo o que eu li na bbc cerca de 1800 policiais foram chamados para ficar de olho nos protestantes e garantir a segurança do aeroporto (eles foram proibidos de chegar perto de Heathrow por medo de um possível atentado terrorista).

Mas quando eles resolvem sair para fazer uma passeata é um caos, porque a polícia fecha as ruas por onde eles passam por questões de segurança e os motoristas, bem, eles que se virem - isso aqui é uma democracia e todos têm o direito de protestar. Como aconteceu ontem, na minha volta do trabalho. Mohan ía me buscar na estação de trem mas não pôde chegar lá porque todas as ruas estavam interditadas pela polícia. Eu então peguei um ônibus, que normalmente me deixaria perto de casa mas, pelos mesmos motivos, ele não estava indo além da metade do caminho, que é uma estação de metrô. Eu então peguei o metrô para umas duas estações depois, onde o Mohan pudesse chegar de carro. Ufa! Que canseira.

Apesar de atrapalhar minha vida assim (espero que não haja outra passeata hoje) eu na verdade admiro esse pessoal que é tão indignado com o aquecimento global que têm ânimo para se organizar e ficar vários dias acampados em condições precárias. Tenho também um pouco de inveja pelo fato de eles terem mais tempo livre do que eu para se dedicar a outras coisas que não sejam o seu ganha-pão. Pelo que eu já li, muitos dos protestantes, de várias idades, se declaram como “protestantes de tempo integral”. Então tá. É bem provável que o governo seja o seu ganha-pão e eu seja uma das que estão pagando por isso com meus impostos. Hmm...

Pondo de lado as críticas, eu reafirmo minha admiração com a motivação deles. Será que eles acreditam mesmo que esse protesto pode resultar em alguma coisa? Eu, na minha inevitável brasileirice tenho a tendência de achar que protestar não dá em nada porque, baseado no que acontece aí no Brasil, protestar quase nunca dá em nada mesmo. Pra que se aborrecer então? Mas aqui o negócio é reclamar, criticar e expôr suas opiniões em todas as esferas da vida. É algo que eu estou aprendendo aos poucos. Quem sabe um dia vocês não vão me ver numa passeata dessas por aqui?

Então boa sorte aos que pedem por medidas de combate ao aquecimento global enquanto outros se afundam no sofá assistindo televisão. E eu, dependendo se houver uma passeata ou não, vou precisar de um pouco de sorte para chegar em casa hoje...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida,
Espero nunca ver você no meio desses protestos, por mais justificados que sejam. Por várias razões, principalmente segurança.
Mon, gostei de ver você escrevendo em português. É uma forma de você não se esquecer do idioma. E bem a tempo, pois percebi alguns tropecinhos. Outra hora digo quais.
Um beijo
Mamãe

Anônimo disse...

vai começando de leve... primeiro uma passeata em memória de elvis, depois pela libertação dos pardais, depois pela inclusão dos anões nas galerias de esculturas nos museus... quando você menos esperar você se encontra dentro de um barco do greenpeace