quarta-feira, 26 de setembro de 2007

E viva a Ikea!

Onze e meia da noite ontem estávamos saindo da Ikea. Eu, portanto, não consegui ir pra cama cedo e hoje estou eu aqui cansada e com um olho maior que o outro. Uma beleza. Mas pelo menos eu sei que em breve eu terei uma cama de verdade e um guarda-roupa onde eu facilmente poderei encontrar o que vestir!

Eu fui ontem do trabalho direto para a Ikea. Peguei o metrô do centro (estava numa reunião) e cheguei lá bem antes do Mohan. Foi bom porque eu pude perambular o quanto eu queria sem um marido para me apressar. Hihihi! Escolhemos a cama, uma cômoda, duas mesinhas de cabeceira e os guarda-roupas. Depois ficamos olhando alguns dos ambientes de estar e jantar que eles têm montado por lá para pegar algumas idéias para a sala.

Tem muita gente que eu conheço que não gosta da Ikea, porque a qualidade dos móveis não é boa e porque ficou popular demais. Eu não estou nem aí para o que dizem. Eu acredito que a Ikea faz tanto sucesso porque merece mesmo. Os móveis que eles produzem podem não ser do tipo que se deixe de herança pra família mas eles são bem melhores comparados com outras marcas daqui. E o sistema deles também é fantástico:

A Ikea é uma empresa sueca conhecida no mundo todo e suas lojas funcionam como imensos show rooms com o depósito acoplado a elas. Você entra e circula pelos ambientes montados com todos os móveis que eles têm - como quartos, salas de estar e de jantar, cozinhas, etc - anota num papelzinho que eles dão as referências e a localização no depósito dos produtos que te interessam e no final você passa pelo depósito, coloca as caixas você mesmo no seu carrinho, paga e leva pra casa!

No nosso caso, porque eram muitas coisas, nós pagamos um pouco extra para entregar lá em casa. Normalmente eles entregam no dia seguinte mas, porque eles já tinham reservado todos os horários de hoje, nós vamos receber os móveis amanhã. Nós poderíamos ter escolhido receber os móveis ontem à noite mesmo, mas eu estava exausta. É por isso que a concorrência não tem vez. Imagine poder comprar o seu guarda-roupa e levar pra casa no mesmo dia.

Em outras lojas daqui você escolhe o que quer, paga e espera umas 4 ou 5 semanas para receber o produto. Tudo bem que você não precisa montar os móveis, como os da Ikea, mas qual o problema em fazer você mesmo? Eu acho divertido. E é por isso que eles são tão mais em conta, e também graças à China, a Polônia, o Vietnam, a Índia, etc, onde muitos dos produto são manufaturdos.

Em outras lojas que eu também gosto muito como a Habitat e a John Lewis por exemplo, pelo mesmo valor que pagamos por todos os móveis do quarto na Ikea, nós muito mal conseguiríamos comprar uma cama (sem colchão) e um guarda-roupa pequeno. Ok, eles são mais duráveis e tal (bom, é o que dizem) mas eu acho que não justifica pagar mais. Mohan têm uns móveis da Ikea que ele comprou bem uns 9 anos atrás e eles estão aí, funcionando bem. Até à mudança eles sobreviveram.

E viva a Ikea!

3 comentários:

Anônimo disse...

oi, tudo bom? saudades de você

Mon disse...

Oi. Tudo bão.
Só preciso dormir mais. :o
Saudades do Binho também...

Anônimo disse...

Depois da montagem, mande fotos pra nós. Estive em Goiânia quarta e ontem, visitando a parentela dodói. Beijos.