segunda-feira, 31 de março de 2008

Brazil

Por acaso descobri essa seleção de artigos sobre o Brasil no site do guardian.co.uk. Não terminei de ler todos mas eles parecem mostrar a economia do país de forma muito positiva. Bom para quem quer investir nos 'mercados emergentes'.

Quando eu leio notícias sobre economia que colocam o Brasil ao lado da Índia e da China eu tenho lá minhas dúvidas se essa é uma comparação adequada. Esses dois países parecem estar num ritmo de desenvolvimento muitíssimo mais rápido que o nosso, enquanto o Brasil parece estar eternamente atolado numa lama de corrupção.

Será que eu só leio notícia ruim daí?

3 comentários:

Anônimo disse...

na china e na índia tem corrupção também... na verdade tem até umas esquisitices a mais do que aqui.

mas é uma questão de um ciclo pelo qual passam todos os países emergentes: tem, primeiro, que amortizar a dívida externa e investir muito em infra-estrutura pra começar a crescer loucamente.

isso d dívida externa o brasil conseguiu. falta investimento em infra-estrutura, né?

Mon disse...

Mas, pelo o que eu sei, na Índia tem muito mais corrupção e falta de infra-estrutura que o Brasil.

Acho que a grande diferença é que a população é educada em inglês, o que abre muitas portas no mundo.

O negócio da China é uma moeda com valor baixo e muita mão-de-obra barata.

Anônimo disse...

Se as notícias que você recebe são via Rede Record será difícil ver algo de bom. A veja, junto com o lado ruim também publica coisas boas que dizem do Brasil. Leia páginas amarelas e a reportagem sobre os seis melhores governadores (desta semana).