domingo, 16 de março de 2008

La Dolce Vita

Na sexta depois do trabalho eu e Mohan fomos a um evento sobre coisas italianas - comida, música, etc - chamado La Dolce Vita. Beliscamos vários tipos de queijos, azeites com ervas e vinagre de aceto balsâmicos com sabores incríveis. Tinha até música ao vivo, que apreciamos comendo um sanduíche delicioso (por quê os sanduíches daqui são tão sem-graça?).

Participamos de uma wine tasting, que foi uma mini aula sobre a arte de se apreciar vinhos. Aprendemos o básico: como segurar a taça de vinho corretamente (os dedinhos têm de segurar pela haste para não alterar a temperatura do vinho, pelo menos quando se está provando o vinho pela primeira vez), como saber se o vinho está bom ou não para beber (observando a cor e o brilho do líquido), como identificar se o vinho é mais novo ou mais velho (quanto mais escuro, mais velho), como saber o teor alcólico (mexe-se o líquido e as marcas do vinho escorrendo na parede da taça indicam se ele tem mais ou menos álcool - quanto mais pernas ou lágrimas mais forte o vinho é).

E para apreciar o vinho não basta só beber. É preciso cheirar e, antes de engolir, o certo é chacoalhar o líquido um tempinho na boca. O método é o seguinte: dê um golinho e finja que você tem que dar um beijinho em alguém que você não gosta. Então você faz o beicinho e chupa o líquido por alguns segundos. Quando fizer isso sempre olhe para baixo porque, se você olhar para a pessoa ao lado fazendo a mesma coisa, você vai cair na risada e vai acabar cuspindo o vinho na cara dele(a).

Ao que parece, essa chupação é que faz você apreciar o sabor e o aroma do vinho de fato. Porque faz com que o vinho atinja e permaneça por um tempo no ponto certo na parte detrás da língua. E o ato de chupar ajuda a perceber bem o aroma. E é mesmo. O barulho é meio nojento mas é impressionante como o sabor fica muito mais forte.

Nós provamos 5 vinhos diferentes e eu, apesar de todo o meu esforço, não conseguia identificar as notas de pêssegos, cerejas e outros sabores de que o carinha falava. O Mohan conseguia identificar bem. Eu só conseguia perceber se o vinho tinha muito ou pouco álcool. Eu normalmente consigo identificar as notas aqui e ali com vinhos brancos. Acho que o meu paladar não é muito aguçado ainda para o vinho tinto.

Ao meu entender, vinho é mais ou menos como café. Se você não bebe café com frequência, como eu, não vai conseguir distinguir entre um Nescafé instantêneo perebinha e outro de qualidade. Quanto mais se bebe mas sensível o seu paladar se torna.

Eu adorei a aulinha (viu como eu prestei atenção?) e fiquei com vontade de aprender mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

ah, que legal!!!

queria uma aulinha dessas também