domingo, 9 de março de 2008

Manti & Paresh (parte 2)

Ontem foi o último episódio da saga. O casamento civil foi em novembro passado e este agora foi o religioso. Os casamentos indianos tradicionais são muito cansativos na minha opinião. Eles, literalmente, duram dias. E o dia inteiro.

Eu estive ocupada demais na quinta e na sexta no trabalho e foi com um certo mau humor que eu compareci à festa Ladies Sangeet na sexta à noite. E foi com muito mau humor que eu tive que acordar cedo no sábado para me arrumar, porque tínhamos de estar no templo às 9.30 da madrugada. Mas, como sempre, eu acabei me divertindo à beça e, no fim, me senti até um pouco culpada pelo mau-humor.

Em resumo, a crimônia religiosa foi simples e emocionante. Principalmente quando o pai da Manti, que sofreu um acidente no ano passado e passou quase 6 meses no hospital (por isso a demora entre a cerimônia civil e a religiosa), entrou no templo para participar da cerimônia, ainda que mancando um pouco e com alguém para ajudá-lo. Muitos em volta de mim estavam com os olhos marejados, inclusive eu.

A festa foi também muito bonita, com muita música, dança e comida e bebida à vontade a tarde toda. Eu dancei até criar bolhas nos pés! À noitinha os familiares mais proximos voltaram para a casa dos pais da noiva para dizer o adeus oficial. É quando o pai da noiva 'entrega' a filha à nova família.

Os noivos se cercaram da família e o pai dela veio caminhando para dar um presente (acho eu, tinha muita gente na minha frente), um abraço e dizer adeus. Antes que ele chegasse a pobrezinha já tinha começado a chorar e, com ela, todas as tias e as primas. Eu inclusive. Os homens da casa tentaram contar umas piadinhas aqui e acolá para amenizar o choro e fazer o pessoal rir e, assim, as lágrimas pararam de cair um pouco.

Não é a toa que estávamos tristes. Embora ela esteja se mudando só ali para o leste de Londres, o fato é que vai ser triste ir à casa dos pais dela e não a encontrar mais lá. A Manti é uma das pessoas mais queridas que eu conheci desde que me mudei pra cá e ela é uma filha que toda mãe gostaria de ter. Por isso eu pude entender porque a mãe dela chorou tanto ontem na hora de dizer adeus.

Parabéns aos noivos. Tenho certeza de que eles serão muito felizes!

4 comentários:

Anônimo disse...

Com a descrição eu revivi um pouco do seu casamento aí...

Anônimo disse...

que bonito, monica...

Unknown disse...

Moniquinha, estou um pouco por fora da história, mas me pareceu ser muito lindo o casamento! :-)
um beijo!!! Karla

Mon disse...

Oi Karlota,
Que bom te ver aqui!