quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ainda estranhando


Hoje faz uma semana que eu cheguei em Abu Dhabi. Não tive muito tempo para sair tirando fotos ainda mas eu criei um álbum onde eu vou, aos pouquinhos, postando uma foto aqui e outra ali. Como esta aqui, que é a vista da janela lá do escritório.

Antes de vir para cá eu li muito sobre a cidade e a cultura do país para não levar um susto. Mas mesmo assim eu ainda estou estranhando muitas coisas, dentre elas:

- Ramadan:
Ter o cuidado para não comer ou beber na frente de quem estiver jejuando. Aqui no trabalho nós temos que ficar atentos para quando o técnico de informática aparece. É tão natural para mim ter água ou chá (e frutas também) na minha mesa e ficar bebericando, que eu acho estranho ter de pensar primeiro antes de beber... De qualquer forma o Ramadan acaba na semana que vem. Ainda bem!

- O clima:
Apesar de estarmos no deserto, é super, super úmido. É um bafo só, de dia e de noite. Até quando venta o ar é quente. Nos primeiros dias eu tinha aquela sensação sufocante de estar numa sauna. Muito estranho. Não importa o que se esteja vestindo, o calor é o mesmo. Pode ser um vestidinho ou calça comprida e uma camisa de mangas, sua-se do mesmo jeito, tanto é o calor. Mas até que eu já estou me acostumando. Ontem eu caminhei por uns quinze minutos pela orla, do supermercado até o hotel - e cheguei viva.

- As roupas:
Em certos lugares de Londres vê-se muito mulheres com aquele traje (na maioria das vezes preto) que as cobre da cabeça aos pés, a abaya, então esse eu não estranhei. Aqui em Abu Dhabi algumas mulheres cobrem o rosto com um véu, outras não. E já vi também outras que vestem roupas comuns e nem sequer cobrem a cabeça. Eu não tenho certeza, mas eu tenho a impressão de que, dependendo de onde elas vão e da ocasião, elas se cobrem todinhas ou então se vestem com roupas 'normais'. Porque outro dia eu vi uma mulher vestindo uma abaya mas ela estava com a cabeça completamente descoberta!

Os homens árabes se vestem com aquele traje branco comprido tradicional e com a cabeça coberta também. Eu, até então, só tinha visto isso nas histórias do Aladin e As 1001 Noites! É super comum, vê-se em todos os lugares. E, por que não? Esse é o país deles, não é? Mas eu ainda me surpreendo um pouco quando vejo e não consigo parar de olhar.

- As chamadas para oração:
5 vezes ao dia, os auto-falantes das mesquitas soam com a chamada para oração. Do hotel não dá para ouvir mas aqui do trabalho dá perfeitamente. Há várias mesquitas espalhadas pela cidade e elas são localizadas bem próximas umas das outras para que, de onde quer que se esteja quando ouvir a chamada, é possível ir andando para uma delas. Não tem desculpa! A chamada dura alguns minutos e parece um homem cantando em árabe, algo como 'Ahh a-ahh a-ahh', algo assim. Apesar de não ser muito alto (pelo menos nçao daqui do trabalho), nos primeiros dias eu me incomodava um pouco. Agora eu já nem ligo muito e quase não percebo mais. Mas já me avisaram que, quando eu estiver procurando um lugar para morar, é bom eu não morar muito perto de uma mesquita, porque a primeira chamada do dia soa antes do sol nascer!

- Os dias de trabalho:
A semana de trabalho é de domingo à quinta. Sexta-feira é o dia santo da semana, então o fim de semana cai na sexta e no sábado. Infelizmente a empresa com a qual a minha empresa está trabalhando determina que nós trabalhemos 6 dias na semana, de duas em duas semanas (fazer o quê?). Quer dizer que eu vou trabalhar no sábado também, a cada duas semanas. Buá!

- Internet:
Para não ferir as sensibilidades culturais e religiosas, a companhia de telecomunicações bloqueia o acesso a vários sites na internet. Dentre os bloqueados está o Orkut, o Flickr e também as ligações telefônicas pelo Skype. Mas um colega de trabalho já me passou as dicas e isso não é mais um problema para mim... (Risada diabólica: HUA HA-HA HA-HA!!)

Por enquanto é só. Se eu lembrar de mais coisas eu escrevo aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

hahahahaha

ai, que legal, monica...

não deixe de contar mais sobre essas suas adaptações

Anônimo disse...

Que diferença! Haja capacidade de adaptação e convivência. Mas cuidado com os dribles às proibições...

Mon disse...

Pode deixar que eu vou continuar escrevendo. O problema é que eu não tenho usado a internet no hotel porque é caro demais lá.

Mãe, pode deixar que todo mundo sabe desses truques aqui. Sem contar que, sem eles, eu não teria como te ligar aí, né?