domingo, 27 de dezembro de 2009

Mais uma temporada

Chegou aquela época do ano quando a novela de procurar um outro lugar para morar, ou ficar onde estamos, chegou. E eis que ficaremos no mesmo apartamento por mais uma temporada. A procura durou algumas semanas e felizmente já acabou, mas não sem os seus percalços.

O mercado imobiliário em Abu Dhabi, apesar de ainda difícil, este ano está muitíssimo melhor do que no ano passado. Graças à crise, e ao fato de haverem surgido mais alguns imóveis no mercado, ficou mais fácil encontrar algo em conta. Mais ou menos.

Com nossa primeira intenção sendo a de economizar mais do que no ano passado, consideramos e procuramos apartamentos de um quarto só e imóveis lááá no meio do deserto, fora de Abu Dhabi. Mas o apartamentos de um quarto eram tão miúdos que eu não consegui me ver lá, espremida. De forma geral, os prédios novos que vimos fora de Abu Dhabi tinham quartos tão pequenos que eu conseguiria colocar ou uma cama ou um guarda-roupas lá - os dois não caberiam juntos.

Vimos também um apartamento parecido com o nosso no mesmo quarteirão, só que num prédio bem mais limpinho e bem cuidado. E o preço 1/3 mais barato que o nosso. Daí reconsideramos. Depois de muito bate papo com a dona do prédio (sim, a dona do prédio inteiro, acredita?), conseguimos uma redução enorme no valor do aluguel. Tão grande que não valeria a pena nos mudarmos.

Aqui onde moramos é um bairro bem árabe mesmo, cheinho de shisha cafés, que atraem todos os árabes do planeta, todos as noites. A trilha sonora das 6 da tarde até 1 da manhã, todos os dias, é bíííí bííííí bíííí! Tanto que é impossível eu dormir sem tapadores de ouvido. E estacionar aqui perto do prédio, depois das 6 e pouco da tarde, é uma raridade. Acabo quase sempre estacionando e caminhando uns 5 minutos pra chegar em casa. Se eu tiver muitas sacolas comigo, já viu.

O prédio é sujo - o faxineiro/porteiro do prédio 'limpa' tudo como o nariz dele e ninguém além de mim parece se importar com isso. O filho do meu vizinho tem o belíssimo hábito de dar uma cusparada no chão, daquelas de arranhar a garganta, enquanto espera pelo elevador. Todas as noites por volta das 8.30. Até já sei o horário. Que lindo, né?

Mas, enfim, quando eu entro no meu apê e fecho a porta, eu deixo tudo isso pra traz e entro no meu mundinho, branquinho, limpo. Todos os cômodos são espaçosos e, tenho que admitir, eu e Mohan trabalhamos um bocado (acho que até demais) no começo do ano para transformar este lugar de um muquifo para um cafofo.

Então, para que me mudar para um prédio novo e limpinho, com elevadores 'brilhantes', tão longe do centro que achar uma vaga para estacionar não é um problema mas, o apartamento em si, com cômodos tão pequenos que não daria para levar todos os meus móveis?

Não fazia sentido.

Apesar de todas as desvantagens de se morar por aqui, eu tenho a liberdade de ir ali na padaria Golden Flame quando me dá vontade de comer uma esfirra, ou quando o detergente ou o leite acabam, sem precisar dirigir. No mais, vencendo-se a preguiça, dá para se caminhar para o calçadão do Corniche em uns 15 minutos, ou ir ver um concerto ali no Centro Cultural em dois minutinhos.

O fato de que não tenho que me preocupar com mudança já é uma grande vantagem. Se Deus quiser, eu espero só ter que me mudar daqui quando tiver que voltar para paisagens mais verdinhas...

4 comentários:

Mamãe disse...

Ainda bem. Eu já estava imaginando você e Mohan montando casa pela quarta vez... e só isso já me cansou! Reservem as energias para gastar por aqui.

o binho disse...

essas cusparadas no chão são um dos fenômenos mais assustadores que tenho presenciado por aqui. em paris foi a mesma coisa: tá lá o sujeito caminhando no aeroporto, quando de repente ele limpa a garganta e manda ver ali no chão limpinho. dá vontade de correr atrás do cara e pegar um autógrafo dele!

Lu disse...

Ufa!!! deu um desespero só de ler sua descrição, é realmente dificiu essa sua vida moderna de primeiro mundo, kkkkkk. Que povo mais nogento e o Binho kkkkkk ainda quer um autógrafo,devia dá é umas bulachas nele e fazer ele limpar com a lingua,bjos querida e força,vc vai precisar.

Mon disse...

É Mamy, eu estava meio sem saco para mais uma mudança. Haja energia e paciência!

Binho, sabe que na minha experência em Londres ou Paris eu não me lembro de ter visto as tais cusparadas não... Será que as coisas mudaram desde que eu me mudei pra cá? Mas poderia ser pior: um amigo que foi à China disse que o esquema das cusparadas lá é muiiiiiiiiiiito pior que aqui! Eca!

Oi Lu, aqui nestas bandas acham-se coisas de primeiro e de terceiro mundo juntas. Eu, quando cheguei aqui e via o povo limpando a garganta em público, tinha mais é vontade de ir lá dar um sopapo ou um chute do que pedir um autógrafo.