sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Naturalização

Ontem eu mandei pelo correio o meu formulário e os documentos necessários para o meu processo de naturalização. Demorou mais de 6 meses mas finalmente mandei-o-o!

A parte mais difícil foi conseguir duas pessoas para assinar o formulário como referências. Um dos critérios era que ambos me conhecessem por pelo menos 3 anos. Ao menos um tinha que ter passaporte britânico e ter curso superior. O outro poderia ser estrangeiro mas residente no país, e teria que ter curso superior também. Parentes não podem ser referência.

Eu comecei a dar uma olhada no que eu precisaria fazer no primeiro semestre do ano passado e, naquela época, eu não conseguia pensar em ninguém que me conhecesse por 3 anos e que não fosse parente do Mohan. O problema é que, durante o meu primeiro ano morando aqui, eu passei a maior parte do tempo ou colada na frente do computador preparando meu portfolio e procurando um emprego, ou então me relacionando com parentes. E no começo do ano passado Mohan e eu estávamos mais envolvidos com nossa viagem à Austrália e eu estava atolada de trabalho, fazendo hora extra sem parar.

Quando voltei a lidar com os tais papéis, isso já depois da mudança em setembro passado, eu pensei no Alastair, que é um arquiteto e consultor na Architectural Association e que assinou os meus relatórios trimestrais por quase dois anos. Foi através dos conselhos dele que eu modifiquei o meu portfolio e consegui, enfim, um emprego.

O tempo foi passando e, quando eu vi, já era 2008. No fim de janeiro fez 3 anos que eu comecei a trabalhar na P+W. Então eu já tinha várias opções de pessoas que atendiam aos critérios do Home Office e que me conheciam pelo tempo determinado. Eu pedi ao Nick para me ajudar e ele prontamente disse sim. Dois sábados atrás ele gentilmente foi lá em casa para assinar o meu formulário e tivemos uma tarde very English, com chá e cheesecake de morango. Humm...

O processo leva em média entre quatro e seis meses para ser decidido. Como eu não queria ficar sem o meu passaporte e, portanto, presa no país por tanto tempo, eu mandei fazer cópias autenticadas do meu passaporte e o do Mohan. O valor que o Home Office cobra para o processo de naturalização é o equivalente a um pouco mais de uma passagem Londres - Brasília. :-(

Mas, enfim, mais cedo ou mais tarde eu teria que fazer isso. E agora é só esperar. Fingers crossed!

2 comentários:

Anônimo disse...

só não esquece de dar um chute na canela do agente. troço mais caro, meu deus...

Mon disse...

É. Estou com o banco quebrado...