segunda-feira, 28 de abril de 2008

Get Your House Right

Eu sempre quis saber mais sobre arquitetura tradicional e o livro Get Your House Right foi perfeito. Todos os detalhes, desde as colunas até o telhado, são explicados de forma ilustrada, o que facilita muito entender a diferença entre uma construção tradicional e uma moderna imitando a tradicional.

O livro me fez entender, no contexto histórico, o por quê dos detalhes como, por exemplo, o tamanho dos painéis de vidro das janelas, a disposição dos tijolos na fachada, a altura do telhado e a proporção em relação à fachada, dentre outros. Ao longo dos capítulos a autora vai explicando e exemplificando porque a maioria dos edifícios modernos que se inspiram na arquitetura tradicional não conseguem ter o mesmo impacto e a mesma beleza dos antigos. Está tudo nos detalhes.

Eu fiquei com olhos afiadíssimos. Eu agora consigo muito facilmente identificar o que é imitado e o que é tradicional. E também passei a entender que certos detalhes são importantíssimos porque dão riqueza de textura, profundidade, contraste e proporção à fachada. A autora do livro, Marianne Cusato, é uma arquiteta americana que foi premiada pelas casinhas que ela desenhou para ocupar os lotes afetados pelo furacão Katrina. Vale a pena dar uma olhada no site. As casinhas são tão bonitinhas.

2 comentários:

Unknown disse...

hmmmmm

que legal, heim?

gostei do site da moça

Mon disse...

Pois não é uma gracinha?