quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Novidades

Pronto, agora já posso falar: achei um apartamento para alugar! Ehh!

Era por isso que eu andava muda. O dindin foi transferido há alguns dias atrás mas só ontem ele chegou na conta da dona do apartamento. Foram bem uns 5 dias de incertezas, mas agora é oficial (bem, o contrato deve ser finalizado hoje), com o dinheiro tendo sido transferido.

O apartamento fica numa área chamada Al Manhal, que é bem central e próxima a outra área bem legal, Al Khalidiya. O prédio é antigo para os padrões daqui (construído em 1996), as áreas comuns bem que estão pedindo uma faxina e vai ser meio difícil estacionar. Mas é um apartamento 'de verdade' (depois explico), bem localizado e, negociando, conseguimos por um preço razoável.

Eu estava procurando algo mais para fora do centro, a princípio. É que, provavelmente no próximo mês, o meu escritório vai se mudar para o canteiro de obras, que fica próximo ao aeroporto, e fora da ilha de Abu Dhabi.

Mas essas áreas só tinham mesmo casas para alugar (aqui elas são chamadas de villas). Nenhum edifício de apartamentos. As villas (normalmente breguíssimas no estilo) são casas enormes, com 5 ou 6 quartos. Tradicionalmente, as famílias daqui são bem grandes (um homem e várias esposas...) e é por isso que se constróem casas tão grandes assim.

Nos últimos 2 anos o preço de aluguel aqui em Abu Dhabi subiu muito, mais que dobrou nesse período (eu me recuso a pensar no valor do meu aluguel em Libras, e no que eu poderia estar alugando em Londres com a mesma quantia... É de chorar!). Apesar da recente crise financeira, há ainda uma grande procura por imóveis para alugar mas não há muito sendo oferecido, Abu Dhabi sendo pequena como ela é (comparada com Dubai). O que tem acontecido é que muitas dessas tais villas vem sendo subdivididas (porcamente) em apartamentinhos.

No dia em que fomos visitar o apartamento, nós fomos também ver alguns desses tais 'apartamentos' nas áreas onde eu estava interessada em alugar. Um deles era de 1 quarto apenas e nem sequer tinha janelas, em nenhum dos cômodos! E um absurdo de caro! Em resumo, um horror. Sem contar que esses tais apartamentos são, em sua grande maioria, ilegais (por mais que algumas imobiliárias oferecendo os tais digam que não). E é difícil saber quais são legais e quais não são.

Por lei, todas as empresas aqui nos Emirados têm que fornecer acomodação para os seus empregados, seja dando uma quantia em dinheiro para o aluguel (como no meu caso) ou fornecendo um apartamento ou casa para morar. Os contratos de aluguel são normalmente de um ano e, sabe-se lá por que, o dinheiro é pago todinho de uma vez quando se assina o contrato. Eu mesma já ouvi falar e até conheço gente que foi expulsa de uma dessas villas subdivididas, de uma hora para a outra. E nem sempre eles recebem o dinheiro do aluguel de volta... Olha que prejú. Alguns meses atrás uns dos meus diretores já tinha avisado que a empresa só liberaria o dinheiro do aluguel se o imóvel fosse legal.

Por isso que eu me interessei pelo apartamento quando eu o vi. Como já disse antes, o lugar era meio sujo e mal cuidado. Dentro do apartamento também. Mohan não estava muito convencido mas eu, que já tinha visto muito 'muquifo' por aí, pude ver que o lugar tinha potencial. É um apartamento de 2 quartos no fim das contas. As paredes já tinham sido pintadas de branco. Eu precisaria pintar aqui e ajeitar ali para ficar do jeito que eu queria. Achei que daria para viver com aquelas janelas de peitoril tão alto e esquadrias verde escuras...

Mohan negociou e conseguiu baixar o preço um bocado. Ainda confusos, nós descemos e decidimos sair para tomar um café e pensar a respeito. Caminhamos até um shopping mall e percebemos como a área era até boazinha, bem servida de lojas, padarias, farmácias. Há também uma porção de cafés onde o pessoal local fuma shisha e bate-papo. Não é uma área onde se vê muitos europeus ou outros expats mas achamos ela bem mais limpa do que o lugar onde fica o aparthotel. Mesquitas? Bem, não dá para fugir delas, infelizmente. No caminho de volta até o carro, o porteiro do prédio nos viu e, com o seu inglês limitado, nos ofereceu a chave do apartamento. Ele achou que nós estávamos voltando para ver o apartamento de novo. 'Então tá!', já que ele ofereceu...

Andamos novamente pelos cômodos, desta vez discutindo o que podia ser feito aqui e ali. Ou o que fazer para limpar aqui e ali. E começamos a nos empolgar. O porteiro começou a falar algo que não entendemos e queria nos levar não sei aonde, mas decidimos seguí-lo para ver no que ía dar. Ele nos levou até o escritório da dona do apartamento, que fica no térreo do prédio. Lá, mais uma vez, tentamos negociar o preço do aluguel. No fim das contas nós conseguimos uma redução total de 10%. Decidimos fechar negócio e eles nos ofereceram um chá com hortelã delicioso. Ninguém falava inglês, então nós tivemos que achar alguém para traduzir tudo. Comédia.

Isso foi há uns 10 dias atrás e, desde então, eu ando ocupada decidindo o que comprar. Ao contrário de Londres, quando se aluga um imóvel aqui, ele vem completamente vazio. Contratamos um pintor (porque eu odiei "de com força" aquelas portas marrons e o teto do corredor, da cozinha e dos banheiros amarelando) e eu ando olhando catálogos da Ikea e escolhendo entre camas, guarda-roupas e sofás. Sem contar que vou ter que comprar todos os eletrodomésticos. Ando ansiosa e dormindo pouco. Não vejo a hora dessa novela de mudança acabar.

3 comentários:

Anônimo disse...

gente, quanta aventura!!! hahahahaha

e tem ikea aí? como é isso?

Mon disse...

Sim, tem Ikea aqui também! E é tão tranquila comparando com a de Londres. É até relaxante...

Anônimo disse...

Vai ter muito trabalho pela frente, hein? Para quem mal saiu de uma mudança parecida, é muito treino. O perigo é se transformar em hobby. Mas acho isso o tipo da coisa interessante. Beijo.