segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Sid Mama

Ontem saí pra jogar boliche a convite da Manti, prima do Mohan, e mais outros amigos e primos deles. A idéia era reunir a família para fazer algo divertido juntos, nesses últimos tempos que têm sido bem difíceis para todos. Na verdade, as coisas até que estão melhorando.

Há mais ou menos dois meses atrás o pai da Manti sofreu um atropelamento que lhe causou ferimentos graves na cabeça e o deixou em coma por várias semanas. Foi um susto muito grande para a família. Com o passar do tempo o inchaço na cabeça foi melhorando, ele foi transferido da unidade de tratamento intensivo para um quarto do hospital e desde então vem mostrando progresso na sua recuperação. No início os médicos até deixaram clara a possibilidade de que talvez ele não fosse poder andar novamente.

Há um mês e pouco ele começou a se comunicar, primeiramente com gestos, e agora ele já está falando mais e identificando as pessoas. Das últimas vezes que eu o visitei no hospital ele se mostrou bem ativo, mexendo bastante tanto os braços como as pernas e, de acordo com o que a Manti me disse ontem, ele já está voltando a caminhar, com algum suporte, lógico, e ele se cansa rápido, mas o importante é que ele está progredindo constantemente.

Sid Mama (é como ele é chamado pela família, mama significa tio) é muito querido por muita gente. Então ele têm uma torcida enorme pra que ele melhore bem e logo. Manti está de casamento marcado para Outubro agora, mas como ela e o noivo decidiram se casar na Índia, provavelmente os planos terão que ser mudados. Porque ele vai ficar hospitalizado por um bom tempo ainda, eu acredito que mais uns dois ou três meses.

Mas em geral, passado o susto inicial, estamos todos aqui muito satisfeitos com o progresso dele. E eu pude ver o quanto a família dele é unida, com a Manti e os irmãos dela (o Ravi e a Ninu) dando um belo exemplo de amor e cuidado pelo pai deles, e pela mãe também, que se abalou tanto nesses últimos meses, estando ali constantemente no hospital todos os dias, tirando folga do trabalho e fazendo de tudo pelo pai.

Esse comportamento pode parece óbvio e esperado de filhos em relação aos pais mas quantos filhos por aí tratam os pais como contas bancárias a vida toda, e depois como peças obsoletas quando eles vão envelhecendo e precisam ser cuidados? E no hospital em que ele está vê-se tantos pacientes que raramente recebem uma visita por semana. Essa é uma família que se tornou ainda mais querida para mim.

Nenhum comentário: